Empresas de mídias e notícias

Ucranianos São acolhidos em Mandirituba

São pelo menos 83 ucranianos refugiados que estão em Mandirituba. Os ucranianos ficarão 14 dias na chácara da Primeira Igreja Batista do Paraná em Mandirituba e, após esse período, seguirão para outras cidades na Região Central do Estado, onde ficarão sob os cuidados de diferentes denominações evangélicas, até que casas sejam construídas em Prudentópolis, na Região Centro-Sul, cidade que tem a maior comunidade ucraniana do País, lugar onde poderão se sentir mais em casa.

Uma das refugiadas, é Larysa que conseguiu sair da Ucrânia junto com as três filhas. Elas moravam em Kharkiv, uma das primeiras cidades ocupadas pela Russia.

Larysa contou à Agência Brasil, que passou uma semana dentro de um porão de um metro quadrado com tantas pessoas no mesmo lugar que não era possível deitar no chão. Sem água e sem comida, a família resolveu fugir e foi durante a fuga que descobriram que o Brasil ia receber os refugiados de guerra.

O marido de Larysa ficou na Ucrânia. Como todos homens com mais de 18 anos e menos de 60, ele foi convocado para lutar na guerra. Os pais também ficaram lá, mas porque não conseguiram fugir.

Outras regiões do país também estão recebendo refugiados que serão inicialmente cuidados pela Primeira Igreja Batista, por cerca de um ano, até que e adaptem a nova vida.

Deixe um comentário