Campanha visa conscientizar e mobilizar a sociedade contra a prática do trabalho infantil
Em 2021, a Campanha 12 de Junho integra as mobilizações do Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, instituído pela ONU, e conclama a sociedade para a urgência de medidas efetivas e imediatas de prevenção e combate ao trabalho infantil através do slogan “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil!”.
Na última década o trabalho infantil diminuiu 38%, mas 152 milhões de crianças ainda são afetadas. Os efeitos da pandemia pioraram consideravelmente esta situação, confirmando ainda mais a importância do diálogo com a sociedade para erradicar a prática do trabalho infantil.
Dados do Censo Agropecuário do IBGE, de 2017, trazem informações sobre trabalho de menores de 14 anos de idade em estabelecimentos agropecuários. O trabalho infantil em meio rural possui particularidades distintas daquele observado em ambientes urbanos. Com esta dimensão, o fenômeno pode ser mais facilmente compreendido em seu contexto.
Segundo estes dados do Censo, em 2017 haviam 118 crianças e adolescentes menores de 14 anos ocupado funções em estabelecimentos agropecuários. Em Piên de 2017 a 2020 tivemos o registro de 08 ocorrências de acidentes envolvendo crianças e adolescentes, nos quais a Vigilância em saúde executa trabalho de investigação e orientação à população.