A Prefeitura de Curitiba dá continuidade à sanitização das edificações onde estão instaladas unidades municipais, para reduzir os risco de transmissão do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (7/6) o trabalho foi feito no Mercado Municipal, unidade de mais de 7.800 metros quadrados, onde estão instalados 196 permissionários.
“Nós entendemos que a sanitização tem um papel importante e proporciona segurança aos servidores e aos usuários dos equipamentos municipais”, informa o secretário de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel de Oliveira, pasta responsável pela gestão dos contratos.
O serviço que protege as unidades da Prefeitura e as pessoas que frequentam estes espaços vem sendo feito ao longo do ano. Conforme a necessidade, é repetido mais de uma vez.
A sanitização é um processo mais rigoroso do que a limpeza ou higienização dos ambientes. Assim como em 2020, quando a pandemia começou, o desinfetante utilizado (quaternário de amônia) é bem potente e pode eliminar vírus, bactérias e fungos. O produto é aplicado por meio de pulverizadores que formam uma névoa no ambiente.
Os trabalhos no Mercado Municipal fazem parte de um conjunto de 748,3 mil metros quadrados que vêm sendo sanitizados em 2021. Em 2020 houve a sanitização em mais 1,6 milhão de metros quadrados, mais de 1.000 equipamentos foram atendidos.
No caso do Mercado, foi escolhida a segunda-feira para a sanitização porque o espaço não tem atendimento ao público neste dia.
Na avaliação do coordenador técnico do Mercado, Luiz Maskow, o serviço, que foi feito pela terceira vez em todo o interior do mercado, principalmente onde há circulação de pessoas, é importante para os que trabalham e para quem frequenta o espaço da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional.
Transporte coletivo
Além dos equipamentos municipais, entre 2020 e 2021 foi feita a sanitização dos equipamentos do transporte coletivo em 1,6 milhão de metros quadrados, de acordo com levantamento da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal.
Nova contratação está em andamento para a sanitização de ônibus, estações-tubo, abrigos de ônibus e terminais de integração. Em parceria com a Urbs, que definirá os locais que serão atendidos ao longo dos meses de contrato, a meta é executar o serviço em mais 1,2 milhão de metros quadrados.