
Em Piên secretaria de Agricultura solicita que criadores façam a atualização do seu rebanho
No final do mês de maio todo o Estado do Paraná foi certificado como área livre de aftosa sem vacinação, resultado de uma luta de mais de 50 anos entre estado e setor produtivo. O novo status sanitário foi confirmado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em cerimônia virtual da 88ª Sessão Geral da Assembleia Mundial dos Delegados da OIE, em Paris, na França.
Segundo o Governador do Estado, esta é uma luta de várias décadas e irá mudar o patamar de produção da pecuária paranaense. “Nossos rebanhos já não são mais vacinados e há anos o vírus não circula mais no Estado. Esse reconhecimento vai ajudar a abrir mercado para a carne produzida no Paraná, ampliando os investimentos no Estado, que vão gerar mais emprego e renda para a população”, acrescentou.
O Estado obteve reconhecimento nacional do Ministério da Agricultura e Pecuária em agosto do ano passado e aguardava pela validação da OIE, que também reconheceu os pleitos do Rio Grande do Sul e do Bloco I (Acre, Rondônia e parte do Amazonas e do Mato Grosso). Além da aftosa, a entidade deu a chancela ao Paraná de zona livre de peste suína clássica independente.
O município de Piên também se mantém livre da doença, e a secretaria de Agricultura do município vem trabalhando para manter a febre aftosa longe dos rebanhos do município. “Trabalhamos auxiliando os produtores para garantir a qualidade não só da sua lavoura mas também dos animais que são criados no território de Piên”, disse o secretário de Agricultura Carlos Malon.
E um dos passos importantes é a atualização do cadastro do rebanho, que deverá ser feita até o dia 30 de junho. “O criador de animal de corte precisa realizar esta atualização para garantir a emissão da Guia de Trânsito Animal, GTA”, disse Carlos. Para isso ele solicita que os criadores procurem a secretaria de Agricultura, que está preparada para auxiliar no preenchimento desta atualização.
Quem optar por realizar a declaração sozinho pode fazer através do site http://www.adapar.pr.gov.br, selecionar a opção Pecuária e em seguida o ícone Atualizar Cadastro do Rebanho. Esta atualização faz parte do programa Paraná Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.
Você precisa fazer login para comentar.